Maçã certificada dá origem ao Pão-de-Ló de Alcobaça
Foi com o objectivo de promover Alcobaça e a maçã certificada da região que José Marques Serralheiro desafiou o pasteleiro Hugo Florentino a criar um bolo onde a base fosse a Maçã de Alcobaça. Assim nasceu o Pão-de-Ló de Alcobaça, um bolo de 500 gramas, confeccionado com ovos, açúcar, farinha, canela e... a famosa maçã.
De acordo com Serralheiro, este bolo “é o melhor do mundo, um verdadeiro bolo regional, ao contrário de outros bolos com esta designação fabricados em muitas terras de Portugal, mas todos da mesma tipologia e modo de confecção”.
E porque de um “bolo especial” se trata, o Pão-de-Ló de Alcobaça é vendido numa caixa onde o Mosteiro de Alcobaça é o protagonista, numa pintura de azulejo assinada por um artista de Turquel. Lá dentro, além do bolo, encontram-se três maçãs da qualidade usadas na confecção do doce e um marcador de livros, ilustrado com macieiras em flor.
Lançado no passado dia 14 numa festa realizada no Restaurante Bigodes, na Benedita, onde pode ser comprado, o Pão-de-Ló de Alcobaça está também a ser comercializado no Café Rosa (Caldas da Rainha) e no Bar Degrau e Mercearia Ferreira (Benedita). A meta, diz José Marques Serralheiro, é “vender, em velocidade de cruzeiro, 100 bolos/dia”, ao preço unitário de 6,30 euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário