Alcobaça: Município assume-se como a "cidade da maçã"
16:19 Quarta-feira, 5 de Mar de 2008
Leiria, 05 Mar (Lusa) - A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou a designação de "Cidade da Maçã", procurando criar uma marca mediática que promova este produto regional, anunciou hoje o promotor do projecto.Para José Marques Serralheiro, deputado municipal independente que viu aprovada a moção que cria a designação "Alcobaça - Cidade da Maçã", o concelho "deve aproveitar as potencialidades de imagem deste fruto" que se tem imposto nos mercados nacionais."No plano estratégico do Oeste, feito por Augusto Mateus, um dos eixos estratégicos é a questão da natureza e o projecto da Maçã de Alcobaça deve ser assumido pelo nosso concelho como uma prioridade", defendeu José Marques Serralheiro.O futuro passa pelo registo desta marca e pela criação de "produtos de mechandising" que liguem a cidade à imagem da maçã de Alcobaça.A "Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência" na região até porque "tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins", recorda a moção aprovada pelos deputados municipais.O sector movimenta anualmente perto de 100 milhões de euros, com uma produção de mais de 100 milhões de quilos que envolve mais de dez mil pessoas.Para Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, esta iniciativa da Assembleia Municipal é também uma "forma de reconhecimento" do trabalho feiro pelo sector."Ficamos satisfeitos" mas "para nós não é importante se a terra toma esta designação" já que a marca está registada, acrescentou.No entanto, com esta "envolvência institucional", Jorge Soares espera agora mais abertura do poder político a medidas de apoio do sector que abrange Alcobaça e os concelhos limítrofes.Só na associação, estão inscritos 12 agrupamentos de produção, cada um com 500 produtores e a aposta é na qualidade do produto final.Trata-se de uma "maçã produzida próxima do mar com características climáticas diferentes que contribuem para outros elementos bioquímicos", benéficos para a saúde pública.PJA.Lusa/Fim
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:20 0 comentários
Sábado, 8 de Março de 2008
"Alcobaça - Cidade da Maçã" ~
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:20 0 comentários
Sábado, 8 de Março de 2008
"Alcobaça - Cidade da Maçã" ~
• A Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência relativamente à região Oeste e Alcobaça. • Este produto tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins. • Representa uma mais-valia na afirmação da memória dos monges de Cister, de Vieira Natividade e outros ilustres alcobacenses. • É importante na criação de riqueza e cadeia de valor da região e concelho e o seu potencial de turismo específico. • Representa um volume de negócios que se cifra em cerca de 60 milhões de euros por ano e que envolve no seu processo de produção e distribuição cerca de 10 000 oestinos. • Produzida segundo uma estratégia de protecção/produção integrada que lhe confere uma garantia de qualidade de excelência e de elevada segurança alimentar, a Maçã de Alcobaça tem um importante valor nutritivo • Tem um relevante papel na promoção de Alcobaça que se reflecte em vantagens daí decorrentes. • Também tem importância na promoção e protecção da saúde dos consumidores, o que deve honrar todos os alcobacences. Apreciada a moção, a assembleia municipal aprovou o slogan ALCOBAÇA – CIDADE DA MAÇÃ, com 16 votos a favor, tendo os restantes sido maioritariamente abstenções
Publicada por Alcobaça Apple Town em 9:07 0 comentários
Município de Alcobaça assume-se como "Cidade Maçã"
Publicada por Alcobaça Apple Town em 9:02 0 comentários
ALCOBAÇA – CIDADE DA MAÇÃ
A maçã de Alcobaça é um produto de alta qualidade, tendo sido atribuída a qualificação de indicação geográfica protegida da sua produção, em 1993 por norma nacional e comunitária.
A área geográfica da maçã de Alcobaça estende-se no litoral oeste, desde Torres Vedras à Marinha Grande.
Esta atribuição foi o reconhecimento de que os antigos coutos de Alcobaça reúnem condições específicas especiais para a produção de maçãs de alta qualidade.
Este é um património que nos foi legado pelos monges de Cister, na sequência de terras doadas por D. Afonso Henriques, em 1154.
Actualmente as maçãs de Alcobaça são produzidas segundo uma estratégia de protecção e produção integrada que lhes garante uma qualidade de excelência e uma segurança alimentar, de referência nacional e internacional, e ainda protectora do meio ambiente.
A afirmação deste produto compete a todos e, de forma especial, aos seus produtores, promotores e apela à responsabilidade social dos autarcas da sua área geográfica.
Alcobaça deve honrar esta designação prestigiante e a sua autarquia e autarcas devem assumirem a defesa deste seu ícone que transporta o nome de Alcobaça ao país e ao estrangeiro.
Entendemos que, como forma de promoção deste nosso produto, o deveríamos disponibilizar em todos locais de trabalho: serviços públicos e empresas.
Pensamos que em todas as empresas e escritórios deveria existir, na zona de recepção de clientes e visitantes, uma fruteira com maçãs de Alcobaça.
No mosteiro deviriam vender-se maçãs de Alcobaça. Em todos os municípios desta região deveria estar uma fruteira com este produto.
Está na hora de assumirmos o nosso destino colectivo e de, sem complexos, promovermos os produtos da nossa região.
Esperar sentados significa assistir ao abandono da produção agrícola local nomeadamente de pomares de maçã de Alcobaça.
Comer uma maçã de Alcobaça por dia, promove a nossa saúde e a da nossa região. Está reconhecida a sua riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fitonutrientes. Em média 100 gr de maçã fornecem 65Kcal.
Foi pois com este espírito que defendi na última assembleia municipal a atribuição da designação de Alcobaça – Cidade da Maçã, com os seguintes considerandos:
A Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência relativamente à região Oeste e Alcobaça.
Este produto tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins.
A sua mais – valia na afirmação da memória dos monges de Cister, de Vieira Natividade e outros ilustres alcobacenses.
A sua importância na criação de riqueza e cadeia de valor da nossa região, concelho e o seu potencial de turismo específico.
Esta designação não choca com terra de paixão e é mais uma forma de promoção integrada de Alcobaça e das suas gentes, e de apoiar, estimular e motivar todos os que continuam a teimar e a apostar na afirmação deste produto, tão genuíno e local.
O futuro das regiões para pela sua invenção permanente. Só apostando na produção de produtos diferenciados e únicos é que podemos sobreviver neste mundo global, altamente competitivo e concorrencial.
Aos alcobacenses e aos seus lideres locais: autarcas e outros compete descobrir os seus eixos estratégicos de desenvolvimento sustentável e a maçã de Alcobaça é seguramente um dos mais importantes.
Não o compreender hoje é comprometer o nosso amanhã colectivo com mais qualidade de vida.
O passado e o presente não são se gerem. Só podemos gerir o futuro.
2007-06-16
José Marques
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:55 0 comentários
ALCOBAÇA APPLE TOWN
Assembleia Municipal de AlcobaçaSessão ordinária de 2008-02-29
Exmo. Senhor Presidente
MOÇÃO - ALCOBAÇA CIDADE DA MAÇÃ
(APROVADA NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2008)
(APROVADA NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2008)
De acordo com o previsto na alínea b) do artigo n.º 12 do regimento da Assembleia Municipal de Alcobaça, venho apresentar a seguinte moção:Considerando que a Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência relativamente à região Oeste e Alcobaça.Considerando que este produto tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins.Considerando a sua mais – valia na afirmação da memória dos monges de Cister, de Vieira Natividade e outros ilustres alcobacenses. Considerando a sua importância na criação de riqueza e cadeia de valor da nossa região e concelho e o seu potencial de turismo específico. Considerando que o seu volume de negócios se cifra em cerca de 60 milhões de euros / ano e que envolve no seu processo de produção e distribuição cerca de 10 000 Oestinos.Considerando o valor nutritivo da maçã de Alcobaça produzida segundo uma estratégia de protecção / produção integrada que lhe confere uma garantia de qualidade de excelência e de elevada segurança alimentar.Considerando, ainda, o seu relevante papel na promoção de Alcobaça e as vantagens daí decorrentes e a também a sua importância na promoção e protecção da saúde dos consumidores, o que deve honrar todos os Alcobacences. Proponho que a cidade de Alcobaça seja apelidada e designada, se aprovada esta moção:“ ALCOBAÇA - CIDADE DA MAÇÔO proponente, José Marques, Deputado Municipal Independente
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:36 0 comentários
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:36 0 comentários