sábado, 21 de março de 2009

ALCOBAÇA CIDADE DA MAÇÃ


Alcobaça: Município assume-se como a "cidade da maçã"
16:19 Quarta-feira, 5 de Mar de 2008

Leiria, 05 Mar (Lusa) - A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou a designação de "Cidade da Maçã", procurando criar uma marca mediática que promova este produto regional, anunciou hoje o promotor do projecto.Para José Marques Serralheiro, deputado municipal independente que viu aprovada a moção que cria a designação "Alcobaça - Cidade da Maçã", o concelho "deve aproveitar as potencialidades de imagem deste fruto" que se tem imposto nos mercados nacionais."No plano estratégico do Oeste, feito por Augusto Mateus, um dos eixos estratégicos é a questão da natureza e o projecto da Maçã de Alcobaça deve ser assumido pelo nosso concelho como uma prioridade", defendeu José Marques Serralheiro.O futuro passa pelo registo desta marca e pela criação de "produtos de mechandising" que liguem a cidade à imagem da maçã de Alcobaça.A "Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência" na região até porque "tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins", recorda a moção aprovada pelos deputados municipais.O sector movimenta anualmente perto de 100 milhões de euros, com uma produção de mais de 100 milhões de quilos que envolve mais de dez mil pessoas.Para Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, esta iniciativa da Assembleia Municipal é também uma "forma de reconhecimento" do trabalho feiro pelo sector."Ficamos satisfeitos" mas "para nós não é importante se a terra toma esta designação" já que a marca está registada, acrescentou.No entanto, com esta "envolvência institucional", Jorge Soares espera agora mais abertura do poder político a medidas de apoio do sector que abrange Alcobaça e os concelhos limítrofes.Só na associação, estão inscritos 12 agrupamentos de produção, cada um com 500 produtores e a aposta é na qualidade do produto final.Trata-se de uma "maçã produzida próxima do mar com características climáticas diferentes que contribuem para outros elementos bioquímicos", benéficos para a saúde pública.PJA.Lusa/Fim
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:20 0 comentários
Sábado, 8 de Março de 2008

"Alcobaça - Cidade da Maçã" ~

• A Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência relativamente à região Oeste e Alcobaça. • Este produto tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins. • Representa uma mais-valia na afirmação da memória dos monges de Cister, de Vieira Natividade e outros ilustres alcobacenses. • É importante na criação de riqueza e cadeia de valor da região e concelho e o seu potencial de turismo específico. • Representa um volume de negócios que se cifra em cerca de 60 milhões de euros por ano e que envolve no seu processo de produção e distribuição cerca de 10 000 oestinos. • Produzida segundo uma estratégia de protecção/produção integrada que lhe confere uma garantia de qualidade de excelência e de elevada segurança alimentar, a Maçã de Alcobaça tem um importante valor nutritivo • Tem um relevante papel na promoção de Alcobaça que se reflecte em vantagens daí decorrentes. • Também tem importância na promoção e protecção da saúde dos consumidores, o que deve honrar todos os alcobacences. Apreciada a moção, a assembleia municipal aprovou o slogan ALCOBAÇA – CIDADE DA MAÇÃ, com 16 votos a favor, tendo os restantes sido maioritariamente abstenções
Publicada por Alcobaça Apple Town em 9:07 0 comentários

Município de Alcobaça assume-se como "Cidade Maçã"

Publicada por Alcobaça Apple Town em 9:02 0 comentários

ALCOBAÇA – CIDADE DA MAÇÃ
A maçã de Alcobaça é um produto de alta qualidade, tendo sido atribuída a qualificação de indicação geográfica protegida da sua produção, em 1993 por norma nacional e comunitária.
A área geográfica da maçã de Alcobaça estende-se no litoral oeste, desde Torres Vedras à Marinha Grande.
Esta atribuição foi o reconhecimento de que os antigos coutos de Alcobaça reúnem condições específicas especiais para a produção de maçãs de alta qualidade.
Este é um património que nos foi legado pelos monges de Cister, na sequência de terras doadas por D. Afonso Henriques, em 1154.
Actualmente as maçãs de Alcobaça são produzidas segundo uma estratégia de protecção e produção integrada que lhes garante uma qualidade de excelência e uma segurança alimentar, de referência nacional e internacional, e ainda protectora do meio ambiente.
A afirmação deste produto compete a todos e, de forma especial, aos seus produtores, promotores e apela à responsabilidade social dos autarcas da sua área geográfica.
Alcobaça deve honrar esta designação prestigiante e a sua autarquia e autarcas devem assumirem a defesa deste seu ícone que transporta o nome de Alcobaça ao país e ao estrangeiro.
Entendemos que, como forma de promoção deste nosso produto, o deveríamos disponibilizar em todos locais de trabalho: serviços públicos e empresas.
Pensamos que em todas as empresas e escritórios deveria existir, na zona de recepção de clientes e visitantes, uma fruteira com maçãs de Alcobaça.
No mosteiro deviriam vender-se maçãs de Alcobaça. Em todos os municípios desta região deveria estar uma fruteira com este produto.
Está na hora de assumirmos o nosso destino colectivo e de, sem complexos, promovermos os produtos da nossa região.
Esperar sentados significa assistir ao abandono da produção agrícola local nomeadamente de pomares de maçã de Alcobaça.
Comer uma maçã de Alcobaça por dia, promove a nossa saúde e a da nossa região. Está reconhecida a sua riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fitonutrientes. Em média 100 gr de maçã fornecem 65Kcal.
Foi pois com este espírito que defendi na última assembleia municipal a atribuição da designação de Alcobaça – Cidade da Maçã, com os seguintes considerandos:
A Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência relativamente à região Oeste e Alcobaça.
Este produto tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins.
A sua mais – valia na afirmação da memória dos monges de Cister, de Vieira Natividade e outros ilustres alcobacenses.
A sua importância na criação de riqueza e cadeia de valor da nossa região, concelho e o seu potencial de turismo específico.
Esta designação não choca com terra de paixão e é mais uma forma de promoção integrada de Alcobaça e das suas gentes, e de apoiar, estimular e motivar todos os que continuam a teimar e a apostar na afirmação deste produto, tão genuíno e local.
O futuro das regiões para pela sua invenção permanente. Só apostando na produção de produtos diferenciados e únicos é que podemos sobreviver neste mundo global, altamente competitivo e concorrencial.
Aos alcobacenses e aos seus lideres locais: autarcas e outros compete descobrir os seus eixos estratégicos de desenvolvimento sustentável e a maçã de Alcobaça é seguramente um dos mais importantes.
Não o compreender hoje é comprometer o nosso amanhã colectivo com mais qualidade de vida.
O passado e o presente não são se gerem. Só podemos gerir o futuro.
2007-06-16
José Marques
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:55 0 comentários

ALCOBAÇA APPLE TOWN
Assembleia Municipal de AlcobaçaSessão ordinária de 2008-02-29
Exmo. Senhor Presidente
MOÇÃO - ALCOBAÇA CIDADE DA MAÇÃ
(APROVADA NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2008)
De acordo com o previsto na alínea b) do artigo n.º 12 do regimento da Assembleia Municipal de Alcobaça, venho apresentar a seguinte moção:Considerando que a Maçã de Alcobaça é um produto de excelência e de referência relativamente à região Oeste e Alcobaça.Considerando que este produto tem sofrido um processo de inovação e investigação que se traduziu em novas formas de apresentação e comercialização, capazes de desafiar a concorrência de outros produtos afins.Considerando a sua mais – valia na afirmação da memória dos monges de Cister, de Vieira Natividade e outros ilustres alcobacenses. Considerando a sua importância na criação de riqueza e cadeia de valor da nossa região e concelho e o seu potencial de turismo específico. Considerando que o seu volume de negócios se cifra em cerca de 60 milhões de euros / ano e que envolve no seu processo de produção e distribuição cerca de 10 000 Oestinos.Considerando o valor nutritivo da maçã de Alcobaça produzida segundo uma estratégia de protecção / produção integrada que lhe confere uma garantia de qualidade de excelência e de elevada segurança alimentar.Considerando, ainda, o seu relevante papel na promoção de Alcobaça e as vantagens daí decorrentes e a também a sua importância na promoção e protecção da saúde dos consumidores, o que deve honrar todos os Alcobacences. Proponho que a cidade de Alcobaça seja apelidada e designada, se aprovada esta moção:“ ALCOBAÇA - CIDADE DA MAÇÔO proponente, José Marques, Deputado Municipal Independente
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:36 0 comentários

7 ALIMENTOS QUE PROLONGAM A VIDA


7 alimentos que prolongam a vida

A fórmula da juventude pode ser servida à mesa. Com benefícios comprovados, estes poderosos nutrientes vão ajudá-la a melhorar a saúde e redobrar a disposição e o bem-estar. Bom apetite!

1. TOMATE FORTALECE A MEMÓRIA

Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas um estudo recente, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. "Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predisposição genética a elas", diz o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. Como o fruto é um dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, prefira os orgânicos.

2. ALHO AUMENTA A IMUNIDADE

Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. "Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer", afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Seus compostos ainda inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose - o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para colher os benefícios, o médico sugere a ingestão diária de 600 a 900 miligramas de alho cru amassado (um dente grande ou dois pequenos).

3. FRUTAS VERMELHAS PROTEGEM CONTRA O CANCÊR

Amora, framboesa e morango contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores, segundo pesquisa da Universidade de Brasília publicada em 2006. Além disso, essas frutas têm flavonóides, com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. Nesse grupo, Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, destaca o mirtilo, que ajuda a reverter o declínio das funções cerebrais e previne cataratas e glaucoma. A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, sugere o consumo diário de duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), um copo de suco (vale usar frutas congeladas) ou duas xícaras de chá feito com as folhas.

4. CASTANHA-DO-PARÁ RETARDA O ENVELHECIMENTO

Ela é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide e fortalece a imunidade.Um estudo conduzido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professores da Universidade Federal do Acre comprovou a eficácia da castanha e de alimentos enriquecidos com farinha de castanha-do-pará na recuperação de crianças desnutridas na Amazônia. "Uma unidade por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de selênio", diz Vanderlí Marchiori.

5. MAÇA ACALMA O ORGANISMO

O que não faltam são razões para consumir a fruta, de preferência com casca e tudo. Uma unidade contém 85% de água em sua composição e 5 gramas de fibras solúveis e insolúveis, o que significa entre 15 e 20% da dose diária indicada para que o organismo funcione bem. Mas o poder maior da fruta está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão, principalmente. Cientistas do Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul descobriram ainda que as pessoas que comem pelo menos cinco maçãs por semana respiram e dormem melhor e apresentam menos probabilidade de ter problemas na garganta.

6. LINHAÇA CONTROLA A OSCILAÇÃO HORMONAL

O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. "Além disso, a semente é um alimento biogênico, ou seja, é capaz de guardar informações genéticas para a formação de novos seres e, portanto, também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais", diz a química Conceição Trucom, autora do livro A Importância da Linhaça na Saúde (editora Alaúde). Ela recomenda ingerir uma colher de sopa da semente por dia, polvilhada sobre saladas ou iogurtes ou misturada a pães e bolos.
7. YOGURTE

valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro. "Além de equilibrar a flora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes", diz a endocrinologista Alessandra Rascovski, de São Paulo. No livro A Dieta Perricone - Aprenda a Perder Peso e Cuidar da Pele e da Saúde ao Mesmo Tempo (editora Campus), o dermatologista americano destaca que o consumo regular de alimentos probióticos previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.
in Planeta Sustentável
Publicada por Alcobaça Apple Town em 8:02 0 comentários

Uma pequena fruta, uma grande promessa. É em um vale da Serra Gaúcha, em Forqueta, região de Caxias do Sul, que uma família inteira trabalha no cultivo de uma novidade: o agricultor Nestor Soga; a mãe dele, dona Mercedes; a mulher, Maria Inês e a filha Lílian. O nome da fruta é mirtilo. Ela é menor que a uva e, quando madura, fica da cor da jabuticaba. Mas o sabor do mirtilo é único, especial. E a semente é muito pequena.O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos.“Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual”, farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS.O poder de melhorar a visão atribuído ao mirtilo é uma história que vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos.Quem enxergou longe foi o padre Darci Bortolini. Há cinco anos ele decidiu apostar no mirtilo. E como acreditar faz parte da vida dele, padre Darci viu na pequena fruta a prosperidade sonhada pelas famílias da região. De casa em casa, ele começou a oferecer as mudas, que comprou com as próprias economias.Mas ninguém pôs muita fé na crença do padre. Os produtores, acostumados a cultivar frutas mais populares, tinham medo de arriscar. Apesar do descaso de dona Mercedes, o filho Nestor emprestou um terreno para o padre plantar o mirtilo. Assim mesmo, meio desconfiado.“É difícil chegar com duas plantinhas para alguém e tentar vender. Mas, se entre dez eu conseguir convencer uma, isso basta”, analisa o padre.A plantação deu certo e se mostrou fácil de cultivar. Aos poucos, a criação de frangos, fonte de renda da família nos últimos 30 anos, foi sendo abandonada. No lugar das granjas, surgiram estufas, onde estão 140 mil mudas de mirtilo, prontas para espalhar a novidade.“Com certeza, vai ser um costume brasileiro, mas ainda vai demorar alguns anos. A fruta é saudável, gostosa e o povo vai aprender a saboreá-la”, avalia Nestor.O sucesso da plantação de Nestor encorajou outros agricultores. Quem orienta os novatos é o agrônomo Alverídes Santos, que trouxe o mirtilo para o Brasil há 21 anos."Acredito nas pequenas frutas. É a cultura que mais cresce dentro da fruticultura no mercado europeu, no mercado do primeiro mundo. Por que nós aqui iríamos ficar de fora?", comenta o especialista.Sagrada ousadia. Hoje, o agricultor Nestor e padre Darci reverenciam as virtudes prometidas pelo mirtilo, o blueberry brasileiro.29/03/2004Fonte: Todafruta.com.br
Publicada por Alcobaça Apple Town em 7:53 0 comentários
Sábado, 15 de Março de 2008

Terça-feira, 18 de Março de 2008

PÃO-DE-LÓ DE ALCOBAÇA

Quarta-feira, 4 de Março de 2009

BOLO DO 1º ANIVERSÁRIO DE ALCOBACA APPLE TOWN

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA - 27 FEVEREIRO 2009

PÃO-DE-LÓ DE ALCOBAÇA MADE BY

HUGO FLORENTINO INTERNATIONAL CAKE ARTIST

Publicada por Alcobaça Apple Town em 12:27 0 comentários

PIZZA DE ALCOBAÇA E PIZZA DO OESTE

Sábado, 11 de Outubro de 2008

PRODUTOS DO OESTE DÃO ORIGEM A PIZZAS LIGHT

A maçã é o ingrediente principal da Pizza de Alcobaça.

10 Outubro de 2008,Página 23

A ideia é simples: promover o consumo de frutas e produtos do Oeste através de pizzas. O desafio foi lançado por José Marques Serralheiro, deputado independente na Assembleia Municipal de Alcobaça, e aceite pelos proprietários de uma pizzaria na localidade de Turquel – a “Pão Quente da Vila”.
Assim nasceram a “Pizza do Oeste” e a “Pizza de Alcobaça”, ambas ligt e tendo por base uma composição de frutas e legumes do Oeste, o que para o mentor da ideia “faz todo o sentido e torna um prato rápido, num prato mais saudável”.
A Pizza do Oeste tem pêra rocha e legumes e de Alcobaça contém o maçã, salpicada com canela.
Quem provou estes produtos, garante que sabem mesmo a pizza, embora pareçam bolos de fruta. Contudo, não falta nem o queijo, nem o molho de tomate. E na verdade são mais leves do que as receitas de pizza tradicionais.
Acreditando que é preciso fazer mais na promoção dos produtos oestinos, José Marques Serralheiro pediu a uma nutricionista que analise as propriedades e o valor energético destes novos produtos, um trabalho que ainda está a ser desenvolvido.
“Esta é uma boa forma de levar a um maior consumo dos nossos produtos, de contribuir para uma alimentação mais saudável ao mesmo tempo que se ajuda a economia regional”, acredita o deputado.
Até que as novas pizzas cheguem a outros estabelecimentos, os mais curiosos podem encontrá-la na pizzaria:
“PÃO QUENTE DA VILA de COSTA & PINA, LDA”
Turquel, junto à Estrada Nacional 8-6 TEL. 262 918 350
Experimente! Vai gostar destas PIZZAS LIGHTS!
Inventadas a pensar na Sua Saúde e Elegâncial!
Faça a sua encomenda pelo telefone : 262 918 350 .
Bom Proveito!!! Muito Obrigado pela Sua Preferência.
Gostámos de O/A servir.
Volte sempre. A sua satisfação é a nossa missão:
A única vantagem do autor deste blogue e deste projecto é o prazer de promover ALCOBAÇA, o OESTE , alimentaçao saudável e os agentes económicos, especialmente, do sector horto- frutícolas.
Joana Fialho

11 de Outubro de 2008, Primeiro Caderno Página 35

Pizza 'light' feita com pêra rocha, legumes e maçã

Publicada por Alcobaça Apple Town em 10:08 0 comentários
Quinta-feira, 9 de Outubro de 2008

RADIO CISTER 5 DE OUTUBRO 2008 - PIZZAS

2008-10-05 15:40:00
Pizza Alcobaça é a nova proposta de SerralheiroO deputado municipal José Marques Serralheiro propõe, agora, que se crie uma pizza com o nome de Alcobaça e outra com a designação Oeste.As pizzas teriam, na sua base, ingredientes como a maçã de Alcobaça, frutos e legumes da região.Segundo o administrador hospitalar, autarca da proposta de criação do Hospital Oeste Norte e do Parque Temático da Maçã, no Vimeiro, o objectivo desta sua nova iniciativa é associar a Maçã de Alcobaça a uma cozinha saudável apresentando-a como um produto versátil, com aplicações em diversos pratos.
Para provocar as qualidades das pizzas que propõe, o deputado levou 6 exemplares, oferecidos pelo Pão Quente da Vila - Turquel , o laboratório desta inovação para a Assembleia Municipal de Alcobaça provar.
Publicada por Alcobaça Apple Town em 14:14 0 comentários

GAZETA DAS CALDAS - 3 DE OUTUBRO DE 2008

Produtos do Oeste dão origem a Pizzas LightA ideia é simples: promover o consumo de frutas e produtos do Oeste através de pizzas.
O desafio foi lançado por José Marques Serralheiro, deputado independente na Assembleia Municipal de Alcobaça, e aceite pelos proprietários de uma pizza ria na localidade de Turquel – a “Pão Quente da Vila”.
Assim nasceram : a “ Pizza do Oeste” e a “ Pizza de Alcobaça”, ambas light e tendo por base uma composição de frutas e legumes do Oeste, o que para o mentor da ideia “faz todo o sentido e torna um prato rápido, num prato mais saudável”.
A Pizza do Oeste tem pêra rocha , maçã e pêssego, e ainda legumes.
A Pizza de Alcobaça contém o maçã, salpicada com canela.
Quem provou estes produtos, garante que sabem mesmo a pizza , embora pareçam bolos de fruta. Contudo, não falta nem o queijo, nem o molho de tomate.
E na verdade são mais leves do que as receitas de pizza tradicionais.
Acreditando que é preciso fazer mais na promoção dos produtos oestinos, José Marques Serralheiro pediu a uma nutricionista Ana Sofia Fialho que analise as propriedades e o valor energético destes novos produtos, um trabalho que ainda está a ser desenvolvido.
“Esta é uma boa forma de levar a um maior consumo dos nossos produtos, de contribuir para uma alimentação mais saudável ao mesmo tempo que se ajuda a economia regional”, acredita o deputado.
Até que as Novas Pizza cheguem a outros estabelecimentos, os mais curiosos podem encontrá-la na “Pão Quente da Vila”, em Turquel, junto à Estrada Nacional 8-6.